Leiteirinho

Sebastiania brasiliensis Spreng

Nome científico: Sebastiania brasiliensis Spreng. 

Nomes populares: Leiteirinho, branquilho, pau de leite . 

Família: Euphorbiaceae. 

Foto: Agrociência (no detalhe: látex)

 

Características: É uma árvore lactecente (produz látex), de pequeno porte, podendo alcançar até 5 metros de altura. Tolera ambientes úmidos, como brejos e mata ciliares. De suas cascas, quando feridas, corre abundantemente o látex, que se coagula espontaneamente em contato com o ar, produzindo uma matéria escura, viscosa e elástica. 

Usos: A madeira é indicada para a produção de caixotaria e como lenha para carvão. Devido ao porte pequeno e copa ornamental pode ser utilizada para o paisagismo urbano, inclusive para arborização de ruas estreitas com fiação elétrica. Também utilizada na recuperação de áreas degradadas para reposição de mata ciliar em locais com inundações periódicas de média a longa duração. 

Apresenta propriedades medicinais e terapêuticas. O cozimento da casca é indicado, na medicina popular, contra a blenorragia (gonorréia) e contra a leucorréia (corrimento). 

As flores apresentam grande potencial apícola, fornecendo pólen. 

Animais correlatos: A polinização é essencialmente feita por abelhas sem ferrão e também por diversos insetos pequenos em menor escala. As sementes são apreciadas por diversas espécies de aves, destacando-se a rolinha (Columbina minuta) e pelos peixes, principalmente pelos lambaris (Astyanax spp.). 

Grau de ameaça: Menos preocupante (LC).