Carvalho brasileiro
Roupala montana var. brasiliensis (Klotzsch) K. S. Edwards
Nome científico: Roupala montana var. brasiliensis (Klotzsch) K. S. Edwards
Nomes populares: Carvalho brasileiro, carvalho rosa, carne de vaca
Família: Proteaceae.
Foto: Compêndio Online Gerson Luiz Lopes – Manejo Florestal Unicentro (no detalhe: flores
Características:
Árvore de médio a grande porte (15 a 25 metros de altura), com floração branca discreta. A casca interna é bege a alaranjada, fibrosa, trançada, arenosa, com odor forte e característico A madeira, quando verde possui cor e odor que para alguns são similares ao da carne bovina fresca, e quando seca e polida se assemelha com o carvalho europeu.
Usos:
Por apresentar veios desenhados na madeira polida, torna-a bastante desejável para confecção de móveis, objetos de adorno, molduras e porta-joias. Também para confecção de forros, portas, janelas, assoalhos, tacos e painéis decorativos. Utilizada em projetos de recomposição de áreas desmatadas e de arborização de logradouros públicos.
Os índios de várias etnias do Paraná e de Santa Catarina usam os galhos dessa espécie no tratamento da febre, de diarreia acompanhada de cólica intestinal e problemas no trato urinário.
Animais correlatos:
As flores do carvalho-brasileiro são melíferas, fornecendo pólen e néctar, sendo fonte de recursos alimentares para uma grande variedade de insetos.
Grau de ameaça: LC (menos preocupante).