Xaxim bugio
Dicksonia sellowiana Hook
Nome científico: Dicksonia sellowiana Hook.
Nomes populares: Xaxim, xaxim imperial, xaxim bugio, samambaiaçu.
Família: Dicksoniaceae.
Foto: Compêndio Online Gerson Luiz Lopes – Manejo Florestal Unicentro (no detalhe: copa)
CARACTERÍSTICAS:
O xaxim é uma planta do grupo das pteridófitas, assim como as avencas, cavalinhas e a samambaia O nome popular samambaiaçu, é originário da língua tupi que significa “samambaia grande”, especialmente pelo tamanho de suas folhas. Trata-se de uma espécie de grande importância ecológica não apenas pela grande quantidade de matéria orgânica que pode adicionar ao solo, mas também por abrigar muitas espécies de epífitas.
Foi muito explorada para a confecção de vasos e placas de xaxim, sendo muito comum em floriculturas e em residências como substrato para o cultivo de orquídeas. Além da exploração descontrolada, ao tirar o xaxim da natureza, plantando-o em locais desfavoráveis, morre em pouco tempo, colocando a população da espécie em risco de extinção.
Atualmente sua extração está proibida em todo o Brasil. Com a restrição da comercialização do xaxim substratos alternativos começaram a ser colocados no mercado. Apesar disso, o xaxim ainda é bastante extraído da natureza, isso se deve ao fato de ser uma planta relativamente comum em florestas tropicais úmidas. Portanto devemos ter cuidado com seu uso no paisagismo, devido ao risco de extinção, usando-o racionalmente com mudas originárias de plantas cultivadas e não daquelas extraídas do seu habitat natural.
USOS:
Além de cultivado como planta ornamental devido à beleza de sua folhagem e da utilização dos cáudices para fabricação de vasos e substratos para o cultivo de plantas ornamentais, o xaxim também é utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia, para fabricação de xarope, cápsulas, elixir, biscoito, suco e chá. Tradicionalmente, tem sido utilizada como planta medicinal para combater aftas, sarna, verminoses, doenças parasitárias, asma, e como homeostática. Foram verificadas no extrato das folhas atividades anti-oxidantes e anticancerígenas.
Grau de ameaça: Em perigo (EN).